O consultório de Fisioterapia oferece atendimento especializado e individual no tratamento através de técnicas manuais, após uma minuciosa avaliação. O diferencial está na atenção máxima dada ao paciente, acompanhando de perto sua evolução clínica. Os atendimentos são realizados por fisioterapeutas pós-graduados.

 

 


   Criador da técnica conhecida como Reeducação Postural Global, ou RPG, e autor de 18 livros, Philippe Emmanuel Souchard é um fisioterapeuta reconhecido internacionalmente. Passa a maior parte de seu tempo viajando pelo mundo entre cursos e palestras.

    Quinze anos de pesquisa em biomecânica culminaram na obra “O Campo Fechado” e, a partir de então, a fisioterapia nunca mais foi à mesma. A técnica se sustenta no tripé unicidade – causalidade – globalidade, e chegou ao Brasil na década de 80, representando um grande avanço no campo da fisioterapia, ortopedia e reabilitação. A RPG consiste em trabalhar o sistema muscular, sensitivo e esquelético como um todo, tratando, de forma individualizada, os músculos que se diferencia na estrutura. Vista no início com desconfiança, a técnica foi se firmado e, hoje, conta com mais de 3 mil profissionais só no Brasil que tratam as desarmonias do corpo, num trabalhando mútuo com a classe médica.  

    RPG (Reeducação Postural Global), foi criada  com intuito de reestabelecer o equilíbrio muscular através de posturas estáticas. Uma determinada cadeia muscular permanece em excentricidade, gerando um melhor alinhamento da coluna, consequentemente aliviando ou curando a dor.  Em um desvio postural, o importante é reequilibrar as musculaturas, pois a retração de uma das cadeias faz com que a coluna sofra alterações que podem ser congênitas ou adquiridas ou ter como causa a atividade laboral, além de hábitos ou fatores emocionais. A  RPG pelo Reequilíbrio Proprioceptivo Muscular além da  globalidade,  trabalha cada músculo específico dentro da sessão, através de uma série de recursos terapeuticos, baseando-se nos conceitos tradicionais associados a recursos manuais, miofasciais, articulares e dinâmico.

 

SÓ UM FISIOTERAPEUTA PODE APLICAR A RPG

  Apesar de não muito conhecida, a Reeducação Postural Global (RPG) tem se expandido no território brasileiro. Com isso, também tem crescido o número de falsos RPGistas que podem colocar em descrédito o método criado por Philippe Souchard.
Para aplicar a técnica antes de tudo é necessário ser fisioterapeuta. Vencido este obstáculo, é preciso participar de um curso, ministrado pelo próprio Souchard, segundo a Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global.
O aprendizado é dividido em nível básico, com duração de um mês e avançado em patologias específicas, que dura uma semana para cada especialidade. O fisioterapeutra pode se especializar, por exemplo, em esporte, pré e pós-parto e em uma série de outras áreas.
Para que haja a formação desses novos profissionais, o fisioterapeuta francês vem ao Brasil pelo menos duas vezes ao ano para transmitir o ensinamento. Mas, conforme a SBRPG, já existe no Brasil toda uma estrutura montada nos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro para dar continuidade a esse trabalho.

 

    “Ninguém sofre de forma igual. Por isso, não podemos tratar todos como se fossem a mesma pessoa. Também não tratamos apenas o local onde há dor e sim todo o corpo”, explica Oldack Borges de Barros, fisioterapeuta e presidente da Sociedade Brasileira de reeducação Postural Global (SBRPG). Segundo ele, atualmente existem cerca de 8 mil RPGistas (fisioterapeutas que utilizam o RPG) em todo o mundo, sendo três mil só no Brasil. Além do nosso País, França e Itália ocupam posições de destaque naq aplicação do RPG.  Os resultados aparecem, geralmente na décima sessão e alcançam sucesso em até 90% dos casos.

    De acordo com Barros, a RPG aproveita os benefícios dos medicamentos homeopáticos e da acupuntura. Para ajudar as pessoas que não tem acesso a um RPGista, a SBRPG presta um serviço gratuito à população, no qual são atendidas cinco pessoas por mês. “Para que o atendimento seja facilitado, as pessoas devem entrar em contato por telefone e, quando vierem à entidade, devem trazer algum exame sobre seu problema”, orienta Barros.
Quando o paciente é submetido aos cuidados de um profissional qualificado, entre outras disfunções, ele pode corrigir a postura, resolver problemas crônicos de coluna, tonificar os músculos, melhorar a asma e bronquite e crescer de dois a três centímetros, com a recolocação dos ossos no lugar correto.